O Mentoring

Escrevi o artigo abaixo, enquanto cursava Gestão do Conhecimento na FGV. Gostaria de compartilhar com vocês:

O mentoring envolve questões de vida e carreira. Trata-se de construir uma relação de características muito especiais e bem definidas, entre duas pessoas, um mentorado e um mentor, seja por iniciativa pessoal do primeiro, seja por proposta da empresa.A verdadeira mentoria só ocorre em sua plenitude quando as pessoas confiam que a detecção de suas inabilidades atuais é um requisito para sua evolução e que apresentação de suas aspirações e projetos futuros pode significar novos desafios e não ser encarado como risco a pessoas ou posições dentro da organização. Impactos no cotidiano das organizações que optam pela Mentoria: maior questionamento dos colaboradores, maior capacidade de exposição de idéias, maior discriminação das situações que afetam o trabalho, melhoria na qualidade dos relacionamentos, compartilhamento dos riscos decisórios, reforço da confiança e da credibilidade da empresa. Cria-se uma massa crítica interna, ao se reverem inúmeras questões e se fazerem inventários, buscando sentidos. 
Vantagens: 
Trazer o colaborador mais para perto e conquistar sua confiança não com ações oportunistas e utilitárias, e sim com um real interesse no desenvolvimento de suas potencialidades; Ajudar os colaboradores a ampliar a sua qualidade de vida. 
Desvantagens: 
Em vez de estreitar os laços com o empregador, o colaborador pode decidir deixar a empresa.   
Resistências:
Expor fraquezas que depois venham a ser usadas contra o profissional; Desenvolver habilitações para trabalhar os assuntos humanos, considerados secundários ou não agregadores de valor.
Riscos: 
Uso indevido de informações para atender interesses de uma das partes envolvidas; Criação de grupos diferenciados, com negativo esforço de vaidade e jogos de poder.
A Mentoria é um processo dinâmico e interativo, que privilegia o compartilhamento do saber como um fenômeno em construção. Mostra que não há limites para o aprendizado quando o ponto de partida é a transferência e a troca, motivadoras de incursões por diferentes campos de interesses e necessidades com novos focos e iluminações. 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário