Aprendizagem Híbrida: Como adaptar as capacitações no ambiente digital - Online, Presencial ou os dois?

 As pessoas aprendem de formas diferentes e isso já foi comprovado cientificamente. Quando analisamos os aspectos formais da capacitação - Capacitação em Sala de Aula e em Ambientes Virtuais, o formato como se dá o processo de ensino-aprendizagem também muda e carece de atenção e estratégia. O aumento significativo do uso de tecnologias para a formação de colaboradores no ambiente online foi evidenciado pela necessidade do home office.

A capacitação presencial não deixará de existir, principalmente para o desenvolvimento de habilidades sociais. A construção do conhecimento coletivo, a partir da observação de comportamentos, da interatividade entre participantes, por exemplo, continuam em evidência. 

Da mesma forma, a capacitação online, mediada pela tecnologia, ganha destaque para o desenvolvimento de novos skills do colaborador, em ambientes intensivos em conhecimento, onde o desenvolvimento de novas habilidades é um grande desafio. O movimento de upskilling e reskilling é uma grande tendência de desenvolvimento da força de trabalho e que movimentará as organizações nos próximos anos. As empresas que estiverem preparadas com sistemas que permitam a gestão e desenvolvimento das habilidades através de ambientes digitais terão uma enorme vantagem competitiva.

A combinação de ambos formatos permite potencializar o que cada um tem de melhor. Um bom exemplo disso é a sala de aula invertida, que é uma prática bastante debatida que parte do conceito que o professor não é um transmissor de conhecimentos mas sim um facilitador. Os recursos instrucionais são disponbilizados antes da aula, os alunos podem consumir vídeos, documentos e realizar atividades antes do encontro formal. No dia do encontro, professor e alunos debatem sobre aprendizados prévios, conclusões e lições aprendidas, gerando novas oportunidades para a busca de novas informações e construção do conhecimento após o encontro formal. Agora, imagine utilizar essa prática combinando o online com o offline. Recursos são consumidos em uma plataforma virtual, com debates e entrega de atividades antes da aula presencial que, após realizada, ainda continua no virtual. O mesmo também pode ocorrer com práticas de gamificação. 

Independentemente do formato, seja presencial, online ou híbrido, jamais deixe de fazer um bom planejamento, estudar o público-alvo e quais resultados são esperados com a jornada, trazendo sempre para o contexto real da organização. O desenho instrucional deve resolver um problema real e a metodologia escolhida vai suportar esse contexto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário