Aprendizagem no Século XXI

Domingo uma reportagem do Fantástico chamou a atenção: Crianças descobrindo os eletrônicos do século passado. Mais interessante que ver a reação das crianças em utilizar uma máquina de escrever, um atari ou um disco de vinil é ouvi-las dizer que ficam o tempo no todo ligadas na internet, jogando video-games e usando celular.
Como escrevi no post anterior, essa é a Geração Y, que cresce ligada na tecnologia. O que para muitos é um sacrifício enorme entender toda essa inovação tecnológica, para eles é uma questão de "cliques".
Orkut, MSN, SMS, Avatar, Blog e MP3 são palavras comuns em seu vocabulário.
Diante de tantas características peculiares, como se dará a aprendizagem destas pessoas? Como escolas e universidades se preparam para isto? Como as organizações esperam capacitar estes profissionais? Bem, seja quais forem as perguntas, imagino que as respostas sejam, no mínimo, CRIATIVAS! É impossível imaginar o ensino do Século XXI da mesma forma que os modelos do Século passado.
Não que tais modelos sejam ruins. Passei minha infância e adolescência nos anos 80 e 90 e tenho ótimas referências educacionais nos colégios que passei, porém, aqueles eram outros tempos...
Hoje, a "molecada" aprende ciência assistindo vídeos no Youtube e geografia no Google Maps, sem contar a Wikipedia e a revolução das Redes Sociais, que proporcionam ricas trocas de conhecimento.
Ah, e os Games! Não poderia terminar sem falar deles. Os jogos fazem parte da vida de muita gente, desde o velho Atari até o PlayStation 3, arrebatam milhões para a frente de computadores, em casa ou em Lan Houses. Da mesma forma que são utilizados para entreter, os games estão sendo usados para CAPACITAR. Muitas empresas investem no desenvolvimento de games para capacitar colaboradores. É uma forma diferente de desenvolver competências nas pessoas, a partir de uma metodologia inovadora, extremamente interativa e que se encaixa perfeitamente com as características dos novos trabalhadores do século XXI.
Abraços e até a próxima!

Um comentário:

  1. Acredito que o calcanhar de Àquiles da Educação Brasileira e até Mundial é saída do discurso para a ação. Toda eleição vemos no caso do governo paulista um espetáculo visual sendo apresentado no horário político ou em propagandas nos horários comerciais televisos.

    O governo paulista gasta milhões para mostrar o que não existe, ou seja,escolas públicas equipadas com salas de informáticas,hospitais de primeira categoria,segurança moderna.

    Pelo menos no caso da Educação no Estado de São Paulo sou testemunha ocular, leciono em uma escola com uma sala de infortmática que possui 6 computadores para 200 á mais, alunos e alunas.

    Se essa realidade continuar os alunos que não podem ter acesso a mundo tecnológico base da sociedade capitalista deste século ficaram a margem em um ´país que vive batendo no peito ter conseguido diminuir a Miséria.

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