Mas, afinal, o que é Desempenho?

A palavra Desempenho têm origem de "des", negativo, e "empenho", ou seja, "Tirar do penhor, resgatar", e "Penhor" vêm do Latim jurídico PIGNUS, que significa "Garantia dada pelo Devedor ao Credor". No dicionário significa "Cumprimento de uma obrigação". Qualidade da representação ou interpretação de um artista". Interessante, você não acha?
De qualquer maneira, as definições nos remetem a idéias muito limitadas, ações arbitrárias e de mera troca de favores. Tudo isto soa como o mínimo que devemos fazer para atingir um determinado resultado. Hoje, o desempenho virou uma espécie de "unidade de medida". Ele está presente quando nos dizem que o Desempenho daquele computador é superior ao outro, que o desempenho deste atleta ficou abaixo do esperado e que o desempenho do colaborador Fulano Beltrano, em sua última "Avaliação de Desempenho", demonstrou que está apto para determinada função.
Acredito que Desempenho é muito mais do que fazer o que deve ser feito. É ir além do esperado; é estabelecer objetivos realmente desafiadores, que nos levam aos mais altos padrões, padrões estes que excedem o que outras pessoas exigem ou esperam. Nosso cérebro é maravilhoso, mas deve ser programado corretamente, para que possa gerar resultados excelentes. As pessoas desejam muitas coisas... ter um carro melhor, uma casa melhor, viajar mais, ter um emprego melhor, ter um marido melhor, ter mais dinheiro, e acabamos procrastinando as ações para um futuro distante: Quando tiver mais dinheiro, serei feliz, quando ter um novo emprego, as coisas serão melhores, quando, quando e quando. 
E desta forma, o cérebro não sabe exatamente o que você quer, quando quer e quanto quer. Se continuarmos pensando da mesma forma que pensamos, continuaremos recebendo o mesmo que recebemos. Ter "Alto Desempenho" significa desafiar-se constantemente e passar da cadeira de espectadores para o palco dos protagonistas. É uma questão de atitude!
O que me motiva? Quais fatos em minha vida que me deixam orgulhoso? O que me desafia? são perguntas excelentes, principalmente quando se quer iniciar novos projetos de vida.
Trocar o "mais do mesmo" para "ir além do mesmo" é uma ótima dica para ultrapassar os próprios limites, que existem apenas em nossas cabeças, e ir em direção do Alto Desempenho, da Alta Performance.

2 comentários:

  1. Puxa! Gostei muito do post Marcelo. É um verdadeiro chá de ânimo! Se fizermos uma boa análise, vivemos realmente querendo, querendo, querendo. O "fazer" e "ir além" é o mais desafiador. Essa foi uma boa leitura para começar o dia. Abs Kátia

    ResponderExcluir
  2. Muuito bom, o seu texto!

    ResponderExcluir